Lázaro de Carvalho

038 – Força Neutralizante

In Artigos on 29 de abril de 2011 at 20:27

força 1

Voltamos a abordar o estudo das Três Forças, por considerar o tema de importância fundamental dentro do Tratado. Até hoje tudo que temos é uma visão de dicotomias, relação entre extremos ou forças conflitantes, sem a manifestação de uma Terceira. E quando imaginamos a presença da Terceira a vemos como resultante, ou seja, aquela que nos apresenta como o pressuposto resultado das outras duas. Não temos nenhuma visão de individualidade entre elas, apenas sabemos que existem na física, química ou matemática. Portanto, consagramos o Lobo e o Cordeiro como forças propulsoras e antagônicas entre o mal e o bem, sem levar em consideração uma Terceira Força, no caso, em questão Lázaro ou você. Nas páginas do Tratado vamos colocar a questão em pauta diversas vezes, pois alude à nossa própria existência como seres ativos e pensantes. Desde o mundo subatômico até os confins das galáxias, tudo gira em função delas. Nada, absolutamente nada pode vir a existir sem a interação de uma relação direta de Três Forças.

força 2

Como já foi citado anteriormente de forma bastante enfática, as Três Forças recebem o nome de Força Ativa, Força Passiva e Força Neutralizante, ou simplesmente 1ª, 2ª e 3ª Forças. A Força Ativa procede o impulso inicial, como se fosse uma ideia, uma ação, uma iniciativa, um pressuposto, um passo. A Força Passiva funciona como um sinal vermelho, uma advertência, um pressuposto não, uma prerrogativa indefinida, um obstáculo, adversidade ou algo incomum, não rotineiro, uma resistência imposta ao fluxo inicial. E a Força Neutralizante é aquela que permite ao processo cumprir o seu destino, ou não. Caso a Força Ativa e a Força Passiva estejam em oposição absoluta, equilíbrio positivo ou negativo, nada virá a acontecer. Sem a presença da Força Neutralizante as duas girariam entre si num círculo eterno, sem a possibilidade de nenhum evento. Recordamos que as Forças não têm posição fixa dentro da dança cósmica, podendo mudar de lugar diversas vezes num determinado tempo, alterando assim  completamente o resultado inicial. Se a Força Neutralizante muda de lugar na Tríade, as Forças Ativa e Passiva também alteram ritmo e intensidade, trocando de posições entre si e gerando um novo campo de possibilidades ou eventos. A Força Neutralizante é algo que rompe o equilíbrio entre a Força Ativa e a Força Passiva de tal modo que a Ativa tenha maior intensidade e fluxo, enquanto a Força  Passiva perde rumo e propósito, ou seja, a própria Força Neutralizante assume o lugar das duas na Tríade,  possibilitando o processo. Ou também o oposto, nutre a Força Passiva de poder e anula a intensidade inicial da Força Ativa, tudo dependendo da qualidade nutricional dessa Força Neutralizante. Entendemos então que a Força Neutralizante tem o poder de neutralizar a ação de qualquer delas, seja Ativa ou Passiva, determinando a evolução da outra. Tudo transforma quando se produz uma inversão ao modificar a posição das Forças na Tríade.

força 3

Nós, o Lobo e o Cordeiro somos uma manifestação de Três Forças, portanto, não existe nenhuma possibilidade de excluir o Lobo de das relações humanas. Isso é impossível. Existe uma frase exposta no vidro traseiro de alguns veículos que diz: Deus sem você é Tudo, mas você sem Deus é nada. Observe que o Espírito de Deus quando manifesto num contexto tridimensional também o faz numa relação  interativa de Três Forças: Pai, Filho e Espírito Santo, portanto, a importância do homem em relação a Deus está diretamente relacionada à importância que dá a Ele, ou seja, a Própria Existência de Deus dentro de uma Tríade necessita de integração constante, ora como Força Ativa, ora como Força Passiva, sendo o homem uma Força Neutralizante, ou vice versa. Deus sendo a Totalidade não pode existir numa configuração onde não estejam inseridas as outras duas Forças. Não existe o Todo que não seja a integração de suas partes. Qualquer princípio por si mesmo não tem nenhuma validade sem um critério de continuidade. Portanto, a frase postada no carro tem um fundo de prepotência, uma falsa ideia de hierarquia absoluta, digamos, uma mídia que nos insere num contexto absoluto de inferioridade, mas, graças a Deus, não possui um conteúdo legitimado pela interpretação inteligente dos fatos. A ESCOLA diz: Deus é o ser maior presente na vida do homem e o homem é o ente divino que torna possível a existência de Deus. Ambos são absolutamente nada quando tomados isoladamente, um sem a presença do outro, pois a simples ausência de uma Força na Tríade a torna impraticável.

força 4

Quando ainda crianças formávamos uma Tríade onde Lázaro, o Lobo e o Cordeiro, ou Você, o Lobo e o Cordeiro estavam em harmonia absoluta com o Cosmo. Éramos apenas Um em sintonia e equilíbrio com o Todo. Naquele momento precioso da vida, em tenra idade, como entes humanos aqui na Terra, o Lobo e o Cordeiro ainda não haviam sido confiados à nossa guarda. outrossim, sendo ainda unos, estávamos Você ou Eu, mais o Lobo e o Cordeiro sob a guarda de uma Ordem Superior. Esta Ordem Superior que está em nós e ao mesmo tempo fora de nós chama-se Essência. Por isso Jesus dava um destaque imenso ao ser daqueles pequeninos, chegando a dizer que se não tivéssemos um nível de ser compatível àquele das crianças não entraríamos no Reino dos Céus. Quando, através da entrega e da confiança permitimos ao poder que emana do Alto fazer (o que nas crianças é um aspecto puramente natural, visto que ainda não desenvolveram os escudos protetores da personalidade) nos tornamos unos em Espírito, Verdade e Vida. Mas, porquê nos tornamos Um com o Todo? A resposta é bastante simples: porque neste caso permitimos ao Todo ser a  Força Neutralizante. Existe uma verdade muito grande por detrás da seguinte frase: A criança é o pai do homem. Ou seja, a criança é uma Tríade aberta a todas as possibilidades imagináveis de evolução, pois harmoniza os contrários, colocando-se sob os cuidados de uma Ordem Superior. Pobre nação aquela que não ampara, cuida e protege estes pequeninos.

força 5

Quando atingimos os limites da puberdade a Tríade começa a sofrer inúmeras alterações em sua forma original. Já não apresentamos um grau de pureza tão absoluto quando aquele dos jardins do Éden. Passamos a ser a Força Ativa (Adão), a nossa mãe (Eva) passa a ser a Força Passiva e o mundo que nos rodeia (o conhecimento expresso na figura mitológica da serpente) torna-se a Força Neutralizante. Tudo tende a se transformar. Nessa fase o Lobo e o Cordeiro passam a ser, ora a Força Ativa, ora a Força Passiva, e nós nos que deveríamos atuar como Força Neutralizante, mantendo indenes a ambos, nos perdemos num enorme labirinto, confuso e aterrador. Isso significa que usurpamos o lugar que em verdade pertence à Ordem Superior da Existência, portanto, nós mesmos nos expulsamos do paraíso interior, que sempre foi nosso por direito de herança. A partir daí criamos escudos de proteção. Avergonhados corremos a cobrir as partes íntimas com uma folha de parreira, símbolo dos escudos desenvolvidos pela personalidade. O retorno ao estado original passa obrigatoriamente pela união dos opostos, ou seja, manter indenes o Lobo e o Cordeiro confiados à nossa guarda, mas para isso necessitamos desenvolver o firme propósito de não alimentar em demasia um extremo em detrimento do outro. Por isso, Buda dizia que o retorno ao estado original é uma ponte sobre o abismo, estreita e sem proteção lateral. Se alguém tende a caminhar pela esquerda ele o aconselha a direita, mas se a tendência for a direita ele o convida à esquerda. O caminho correto usa a tensão dos extremos, mas não se ilude com qualquer deles. O mais correto e seguro é o Caminho do Meio.

força 6

Está conseguindo ver porque nos foi confiada a missão de manter são e salvos (indenes) o Lobo e o Cordeiro (aspectos masculino e feminino da psique humana) até nosso regresso à casa do Pai? Significa retorno ao estado natural de existência, ou seja, ao Jardim do Éden (paraíso interior), onde Nós, o Lobo e o Cordeiro éramos apenas UM. Esse retorno à casa do Pai (Terra Prometida) só acontece depois de Quarenta Anos de lutas incessantes e desafios imensos, e só se completa após A travessia do Mar Vermelho. Os Quarenta Anos é uma alusão à integração dos Quatro Centros: Instintivo/motor, Intelectual, Emocional e Sexual. Todos os termos utilizados aqui se completam e unificam dentro de um balé magnífico:  A luta dos Magos. O Egito é o palco do agora, o estado inconsciente cativo da procissão da miséria humana, onde acontece a grande batalha entre a Magia Branca e Negra, ora como Força Ativa, ora como Força Passiva, outras vezes como Força Neutralizante. Mas legadas a si mesmas são apenas Forças inertes, inoperantes, sem alcance e propósito. Está claro que tanto o mal quanto o bem, quando deixados por si mesmo, sem a intervenção direta da mente humana são inoperantes e circunstanciais? Então, porquê lançar a culpa resultante de atitudes e intenções inconsequentes sobre uma entidade, Força, chamada Lobo?

força 7

Todos os ensinamentos cristãos em essência, verdade e vida, sem o domínio casuístico dos dogmas e da tradição apontam para a unidade, para o Eu Permanente, ou seja, para a unicidade do ser aqui e agora, em comunhão com o Eu real ou Divino. A Força Neutralizante dessa Tríade será a Força Ativa da próxima, portanto, nós somos o veículo, a possibilidade evidente de transformação dos valores éticos, sociais e morais da espécie humana. Atitudes são Forças que criam e projetam valores reais de mudança. Quando assimilamos o Verdadeiro Conhecimento e o tornamos prático e objetivo, possibilidades antes remotas  tornam-se reais. Mas para que  isso venha acontecer é necessário antes despertar, ou seja, tornar-se a própria Força Neutralizante, credenciando uma ação direta sobre os meros valores circunstanciais.

Que assim seja!

  1. […] então a Tríade Alquímica: Pensamento, Sentimento e Palavra. A Palavra é a Força Neutralizante (art. 038) desta Tríade, sendo assim, será a Força ativa da próxima, portanto, o Cordeiro é aquele que […]

  2. […] mais elevados de consciência. Ela é a Terceira Força e sabemos que a Força Neutralizante (art. 038) é a Força Ativa da próxima Tríade, portanto, a Compreensão abre todas as portas àquele que […]

  3. […] NOSSAS ATITUDES QUE FUNCIONAM COMO FORÇA NEUTRALIZANTE (ART. 038), DIANTE DO DESESPERO DE UMA CULTURA […]

  4. […] túmulo vazio é a Força Neutralizante (art. 038) que assumiu ser Ativa numa próxima Tríade e configurou outras formas. Existem bilhões de […]

  5. […] ser maleável diante de situações inesperadas, ou seja, se atuarmos como Força Neutralizante (art. 038), tudo ao nosso redor tende a se acalmar e a manifestar um novo significado.  Na condição de […]

  6. […] ponto importante, agora dentro de um contexto tridimensional: Sendo o filho a Força Neutralizante (art. 038) dessa Tríade, será a Força Ativa da próxima, ou seja, aquele que possui todas as possibilidades […]

Deixe um comentário